INICIANDO OS ESTUDOS JÁ ESTUDANDO MENTORIAS TEXTOS DIVERSOS
PÁGINA INICIAL
Ipad

Receba as novidades
do nosso blog diretamente
na sua caixa de e-mail

ME INSCREVER

Como estudar para provas e concursos e ter vida social ao mesmo tempo

07 de outubro de 2020

          Nesse artigo falaremos sobre como conciliar da melhor maneira possível a vida social com os estudos para provas e concursos públicos. Além disso, abordaremos porque é importante manter uma vida social ativa até chegar à aprovação.
          Para iniciar, gostaria de propor algumas reflexões e saber se você se identifica com essas situações:
  • As pessoas pararam de lhe chamar para sair depois que você começou a estudar? 
  • Você sente que sua família tem deixado você de lado dos eventos? 
  • Reduziu muito a quantidade de amigos que você tem?
          O fato de começar a estudar vai necessariamente fazer o candidato se afastar um pouco das pessoas, isso não tem jeito, é uma escolha que precisamos fazer mesmo, porque é preciso de mais tempo para se dedicar ao projeto. Todavia, dependendo das suas repostas para as perguntas que eu fiz, pode ser que você esteja passando um pouco do ponto e não tenha um relacionamento saudável com os seus estudos.
          Pense na sua vida e avalie se você vem se distanciando muitos dos amigos, se você tem obsessão em passar e isso fica martelando na sua cabeça o dia todo e ainda se você sente que tem se tornado uma pessoa diferente.
          Feita essa introdução e tendo proposto as reflexões, agora quero tranquilizar você que lê esse artigo, porque se você ficar comigo até as últimas linhas, você vai encontrar o equilíbrio necessário que qualquer concurseiro precisa.


3 verdades sobre a vida de concurseiro:

          1. Para passar, é necessário se dedicar mais, isso não tem como ser diferente, então, vai sobrar menos tempo para a vida social mesmo.
          2. A vida de quem se prepara para concurso não é fácil, um dos grandes desafios é saber como conciliar a vida de estudo com os papéis sociais que a pessoa exerce no dia a dia: trabalhar, ser mãe ou pai, esposa ou marido, cuidar da casa, vida social, entre outros. É bem complicado, mas tem saída.
          3. Relacionamentos e vida social não devem ser deixados de lado, não é bom se afastar dos amigos, dos familiares e das atividades que dão prazer. Então, para passar, não é preciso viver em isolamento e solidão, isso não vai ajudar. 


O que fazer?

          Muitas vezes, a escolha mais óbvia dos candidatos é deixar a vida social de lado. Mas até que ponto isso vai lhe ajudar?
          Dedicar-se exclusivamente aos estudos nem sempre funciona de maneira positiva, várias patologias (dor de cabeça, enxaquecas, mau humor e depressão) podem aparecer em virtude do desequilíbrio. Isso é comprovado!
          Veja essa matéria que fala um pouco sobre isso e se atente principalmente para as falas da psicóloga entrevistada (link). 
          Já vou alertar que se você realmente quer a aprovação, você não pode viver numa bolha, é necessário buscar sempre o equilíbrio e isso inclui momentos de lazer, mas sem exageros.
          Todas as atividades que você faz quando não está estudando funcionam como “válvulas de escape”, ou seja, servem para desconectar dos estudos e não deixar o estudante mal. Isso é muito positivo para a vida de qualquer pessoa.

          Portanto, é necessário conseguir separar muito bem cada momento da sua vida. É importante que no seu cronograma de estudo, que deve ser seguido com disciplina e foco, tenha um momento reservado para tudo: família, parceiro, amigos, atividade física, médicos, tratamentos etc.


Mas eu sempre ouvi que para passar eu tenho que abrir mão de tudo!

          Sim, pra ser aprovado você realmente vai precisar abdicar e sacrificar algumas coisas. Nem sempre você vai poder estar na festinha, no casamento de um conhecido ou na viagem com a família. Mas o importante é que sempre que essas coisas não forem atrapalhar, você se faça presente e aproveite esses momentos.
          O que vai atrapalhar os seus estudos não é uma saidinha a um restaurante com a família ou amigos, o que mais atrapalha os seus estudos são as distrações, por exemplo: redes sociais, ruídos, TV e computador. Da mesma forma, fatores internos também podem ser responsáveis por isso, como é o caso da ansiedade, do estresse e do desânimo.
          Assim como o corpo necessita do descanso, manter uma vida social dentro dos seus limites, permitindo uma pausa ao cérebro, é essencial para que ele volte a funcionar com a mesma produtividade.
          Então, mantenha tempo para estudo, academia, amigos, família etc.



Afinal, o que fazer
para conciliar o estudo
com a vida social?

          Trate o seu estudo como prioridade, não é para ficar encaixando essas outras atividades na hora que você separou para estudar, não seja a agenda dos outros.
           Entretanto, dentro do cronograma de estudos é importante prever um bloco de horários, no melhor dia da semana para você, em que será o momento de fazer essas outras atividades. Minha sugestão é na sexta-feira ou no sábado separar de 2h a 4h para: 
  • Ligar (ou retornar a ligação que não pode atender antes) para os amigos ou familiares; 
  • Agendar consultas médicas; 
  • Sair com a namorada ou o namorado; 
  • Visitar seus amigos e familiares.
          Além disso, na sua rotina mantenha atividades que ajudam a aliviar a pressão interna:
  • Exercício físico (academia, treinos);
  • Esportes que você ama;
  • Assistir àquela série ou filme que adora;
  • Atividades que faça você feliz (encontre suas recompensas).
          De tudo que estou relatando aqui, o importante é ter equilíbrio, ou seja, manter uma vida social equilibrada e dentro dos seus limites, fazendo essas pausas que vão ajudar o corpo e o cérebro. Quer ver um exemplo de quem conseguiu fazer essa organização muito bem? Veja o estudo de caso da Ana Paula!

Mas quando o edital sair? O que fazer?

          Se você se prepara para um concurso, mas o edital pretendido ainda não saiu, você pode se permitir alguns momentos de lazer.
          Agora, quando o edital sair, a dedicação deve ser praticamente exclusiva para a prova. É preciso ter foco e força de vontade, porque a prioridade deve ser sempre o estudo, afinal, foi a escolha que você fez.
          Essa dedicação exclusiva envolve:
          1. Estudar aos finais de semana
          2. Recusar convites
          3. Priorizar os estudos acima de tudo
          4. Aumentar as horas estudadas
Exemplo de imagem

Fica combinado assim?

          Após tudo o que abordamos aqui hoje, ficam dois ensinamentos: a qualidade de vida durante a preparação sem edital não pode ser esquecida, é importante se recompensar; e o estudo deve ser prioritário depois que sai o edital. 


Algumas observações finais:

          Se você fica se sentindo culpado quando sai para se divertir, pode significar que no fundo você sabe que não está dando o seu melhor nos estudos, que você está deixando a desejar, ou então, que você está com muita pressão interna e precisa de umas das válvulas de escape discutidas nesse artigo.
          Se você fica pensando que está perdendo tempo ao sair com os amigos em um sábado ao invés de ficar estudando, você precisa lembrar que esse pensamento só é válido para depois que o edital estiver publicado, caso contrário, lembre-se que você está cuidando da sua vida social ao fazer isso conseguindo conciliar com os estudos.
          Se você fica preocupado que enquanto você está saindo ou fazendo outras atividades o seu concorrente está estudando, é hora de começar a se preocupar mais com você mesmo e com o seu desempenho, porque se você tiver um estudo de qualidade, com medições de resultados e com crescimento contínuo, não importa o que os outros estão fazendo, você vai passar.
          Se mesmo tendo uma rotina de estudos de qualidade definida, você fica achando que não vai passar por não ter estudado em um dia específico, lembre-se do que você já vem construindo há algum tempo, você já está no caminho da aprovação. 


Inscreva-se na nossa lista de e-mails!

          Se esse conteúdo fez sentido para você e vai ajudar no caminho da sua aprovação, inscreva-se na lista de e-mails desse blog para não perder nenhum conteúdo novo que seja publicado aqui, você será avisado antes de todo mundo cada vez que um artigo sair!

EU QUERO OUVIR VOCÊ AGORA

Deixe sua dúvida ou comentário!
Ipad

Receba as novidades
do nosso blog diretamente
na sua caixa de e-mail

ME INSCREVER
INICIANDO OS ESTUDOS JÁ ESTUDANDO MENTORIAS TEXTOS DIVERSOS PÁGINA INICIAL